Contrariamente ao vulgarmente aceite, pode sim comer!
As calorias destes alimentos são iguais em cru e em cozinhado (em água). O que difere é o Índice Glicémico (IG), superior quando o alimento é cozinhado, uma vez que a confecção modifica a sua estrutura, sendo por isso mais rapidamente absorvidos.
No entanto, mais do que o IG, é a Carga Glicémica, ou seja, a quantidade do alimento em questão, que tem mais impacto na resposta glicémica. De uma forma simples, o alimento poderá ter um IG elevado, mas se a quantidade que come é reduzida, a carga glicémica será baixa. Logo, o impacto será reduzido. Por isso, deixe de se preocupar tanto com o Índice Glicémico.
É verdade que a insulina produzida quando comemos “açúcares” (abóbora e cenoura) aumenta, mas não nos engorda directamente. A insulina regula o armazenamento de energia, mas quando se trata de uma pessoa saudável estes níveis regressam ao normal. O açúcar apenas é convertido em gordura corporal em quantidades significativas se consumir mais calorias do que precisa.
Vou dar-lhe uma novidade: pode colocar cenoura na sopa, pode colocar abóbora na sopa e, mais ainda, pode colocar as duas em simultâneo na sopa.