Quem não gosta de um bom quadrado de chocolate negro a acompanhar o café?
Há muitos chocolates no mercado mas nem todos são bons.
Sabe como escolher?
- Lista de ingredientes: Quanto menor a lista de ingredientes melhor o chocolate, e cacau deverá ser sempre o primeiro ingrediente.
- Cacau/ Açúcar: Quanto maior a percentagem de cacau menos açúcar terá e mais antioxidantes apresentará. Escolha sempre com mais de 70% de cacau.
- Lecitina (de soja): é um emulsificante (opcional) no processamento, mas muitas vezes introduzido. As quantidades habitualmente presentes são pequenas e, como tal, não têm um impacto significativo na qualidade, mas é um ingrediente desnecessário.
- Leite: um chocolate de qualidade não tem leite adicionado.
- Aromas artificiais: como é difícil distinguir aromas artificiais de aromas naturais, prefira um chocolate biológico, pois assim certificar-se-á de que não tem ingredientes artificiais.
- Gorduras hidrogenadas: muitas vezes adicionadas para aumentar o tempo de prateleira. Evite-as, pois aumentam significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
- Biológico: se for biológico certamente terá tido menos exposição a pesticidas durante o processo de produção.
O consumo de chocolate está associado a vários benefícios na saúde cardiovascular e na função cerebral. Por isso, o seu consumo moderado, salvo excepções no seu historial clínico que o impeça, é uma excelente opção para acompanhar o café. Mas já sabe, ser saudável não é sinónimo de baixo em calorias.