Todos nós já sentimos gases após uma refeição com leguminosas (grão, feijão, ervilhas, favas, lentilhas), o que muitos não sabem é que é um efeito secundário normal da digestão de alimentos ricos em fibra.
Os gases são a consequência natural da fermentação bacteriana que ocorre no cólon. Na verdade, pode ser um indicador de que está a consumir uma quantidade adequada de fibra e não um alarme para retirar esse alimento. À medida que o seu corpo se habitua à ingestão de fibra, por vezes, há uma redução dos gases. E mesmo que no início sinta desconforto, não desista de os consumir, pois servem de alimento para as bactérias boas (prebióticos), contribuindo para a saúde intestinal.
Deixo uma sugestão para reduzir a produção de gases: opte por comprar leguminosas secas, evitando o sal que as enlatadas apresentam, e demolhe-as deixando de um dia para o outro. Depois adicione uma tira de alga kombu ou um pedaço de gengibre durante o cozimento com o triplo da água, uma vez que estes reduzem os compostos fermentáveis, ajudando no processo digestivo.
E lembre-se de que as leguminosas não o fazem engordar, são até um excelente aliado das dietas de perda de peso. Apesar de muitas vezes estarem associadas a refeições pesadas, como a feijoada, se confeccionadas da forma certa, têm um valor calórico reduzido, para além de que apresentam muita fibra, deixando-o saciado por mais tempo.