Esclareço frequentemente esta questão em consulta, porque é o desejo de qualquer um aumentar a massa muscular (hipertrofiar) sem ganhar gordura corporal, e melhor ainda, perder gordura durante o processo.
Respondendo à pergunta, é possível sim, mas dificilmente acontece de forma significativa, isto é, quando se deseja grandes ganhos de massa muscular.
O processo de ganho de massa muscular implica, a nível nutricional, um aumento do aporte energético (mais calorias) e, em muitos casos, até um excedente calórico, ou seja, ingerir mais do que aquilo que o corpo gasta, podendo ter como consequência natural o ganho de massa gorda.
Contudo, há estratégias que podem ser utilizadas para minimizar o ganho de gordura corporal:
- Aumentar as calorias gradualmente, ou seja, quanto mais progressivo for o aumento do aporte calórico, mais facilmente se controla o ganho de massa gorda.
- Fazer uma alimentação com qualidade nutricional, ao invés de uma alimentação com alimentos processados. No fundo, só precisamos de ajustar a quantidade de bons alimentos (batata-doce, aveia, arroz, fontes proteicas magras, frutos secos, azeite…). É um erro pensar que só ganhamos peso a comer alimentos industrializados. Ganhamos peso de tudo em excesso na alimentação.
No entanto, uma periodização adequada, com fases distintas, e a adoção de estratégias diferentes consoante a fase em questão (fase de aumento de massa muscular/ fase deperda de massa gorda) é uma abordagem mais eficaz para se alcançar volume e definição muscular.