Quando o aporte proteico através somente de alimentos é insuficiente, o recurso a suplementos nutricionais proteicos representa uma opção viável para auxiliar no crescimento de massa muscular ou, em última instância, apenas para a preservar. A suplementação com proteína do soro do leite (Whey) é uma forma fácil, prática e eficaz de promover ganhos de massa muscular, principalmente quando associado a um treino de resistência muscular; preservar o músculo durante uma dieta de restrição calórica e até retardar a perda de massa muscular durante o processo de envelhecimento.
Existem no mercado vários suplementos derivados da proteína do soro do leite e que são classificados comercialmente como concentrado da proteína do soro do leite (WPC), isolado da proteína do soro do leite (WPI) ou hidrolisado da proteína do soro do leite (WPH). Estas diferem na sua composição nutricional. O WPC pode conter 29% a 89% de proteína com a restante composição a advir dos hidratos de carbono (predominantemente lactose) e lipídios. A WPH é o resultado de um processo enzimático de hidrólise, produzindo proteínas mais pequenas que podem acelerar a absorção intestinal e consequentemente a utilização dos aminoácidos (constituintes da proteína) pelo organismo. A WPI contém mais de 90% de proteína e quantidades muito pequenas ou insignificantes de lactose e lipídios. É a mais adequada para intolerantes à lactose e para dietas calóricas restritivas.
É considerada uma fonte proteica de alto valor biológico devido a 3 factores: presença de todos os aminoácidos essenciais e elevada proporção de aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina); rápida digestibilidade por ser solúvel em meio ácido, meio este encontrado no estômago e uma elevada biodisponibilidade decorrente da rápida presença dos aminoácidos na corrente sanguínea.
O soro do leite consiste na fracção de proteínas solúveis do leite, perfazendo 20% do leite, onde os 80% restantes constituem a fracção que inclui as proteínas insolúveis do leite, nomeadamente as caseínas. O soro do leite inclui diferentes tipos de proteína, capazes de estimular a síntese muscular proteica. Devido às elevadas concentrações de aminoácidos de cadeia ramificada, a proteína do soro do leite apresenta uma função importante na síntese proteica e no metabolismo dos hidratos de carbono, por suprir as necessidades energéticas durante o stress metabólico causado pelo exercício físico.
Em que situações poderá fazer sentido tomar:
– Quando não consegue alcançar as suas necessidades proteicas diárias
– Por uma questão de praticidade, podendo ser um lanche mais facilmente adaptável à sua dinâmica diária
Realço, no entanto, que quando o objectivo é ganhar massa muscular, não é a Whey Protein isoladamente que produzirá resultados. Não descure a importância do treino, pois sem ele, não aumentará o músculo. Como qualquer suplemento só é recomendado na ausência de contra-indicações.
Aconselhe-se com um nutricionista!