Hipertensão arterial: como controlar?

Sabia que a hipertensão arterial é o maior factor de risco de morte a nível mundial? E sabia que ingerir demasiado sal pode matar até 4 milhões de pessoas em todo o mundo?

Ao ingerir sal em excesso, leva o seu corpo a reter mais água, o que por sua vez aumenta a pressão dentro das artérias e consequentemente o esforço que o coração tem que fazer para fazer circular o sangue. A pressão arterial ideal deve ser inferior a 120/80. Acima destes valores acresce o risco de doenças cardiovasculares e AVC.
Apesar de haver uma tendência de aumento com o avançar da idade, não deve ser uma consequência inevitável do envelhecimento.

A OMS recomenda que o consumo diário de sal para um adulto não deva exceder as 5g (1 colher de chá) e para as crianças 3g. Mas na verdade o nosso corpo necessita apenas de 1/8 de uma colher de chá de sal por dia.

Que medidas tomar para reduzir a hipertensão arterial?

  1. Compare vários rótulos de alimentos e opte pelas versões com menos teor de sal.
  2. Reduza/ elimine a quantidade de sal adicionado na confecção dos seus pratos, assim como o consumo de produtos embalados ou processados ricos em sal (ex: batatas fritas, frutos secos torrados com sal…).
  3. Aumente a ingestão de vegetais. Uma compilação de vários estudos similares demonstrou que as dietas vegetarianas poderão ser muito eficazes na redução da pressão arterial. Dê particular atenção aos vegetais ricos em nitratos (rúcula, alface, coentros, manjericão, acelgas, beterraba…) devido ao seu efeito vasodilatador e antioxidante.
  4. Introduza as sementes de linhaça em pó na sua alimentação, pois revelou induzir um efeito redutor muito significativo na pressão arterial.
  5. Aumente a ingestão de cereais integrais (ex: substitua o arroz branco por arroz integral), pois contribui para retardar o estreitamento arterial.
  6. Aposte na infusão de hibisco, muito rica em antioxidantes, destacando-se como um dos alimentos benéficos no combate à hipertensão.

Outras medidas, tais como, perder peso (em caso de excesso), adoptar uma alimentação saudável, fazer exercício físico, deixar de fumar e reduzir o stress também devem ser implementadas.