Quando o corpo não consegue eliminar os líquidos em excesso, há a chamada retenção de líquidos, que dá a sensação de corpo pesado. Muitas vezes, pode levar a um ganho de peso repentino, em pouco tempo, tratando-se apenas de água e não de gordura.
Ficam algumas sugestões para contornar este problema:
- Aumente a quantidade de água que bebe diariamente. Oriente-se pela coloração da sua urina: quando está bem hidratado a cor é mais clara.
Se não gostar de beber água, pode experimentar chás (ex: cavalinha, hibisco, centelha asiática, dente de leão..), todos eles com efeito diurético. - Reduza o consumo de sal: evite enchidos, salgados, molhos e batatas-fritas de pacote. Em caso de dúvida olhe para os rótulos!
- Consuma alimentos ricos em potássio, como leguminosas (ex: feijão) e frutas e legumes no geral, e em magnésio, como frutos secos (ex: nozes) e cereais integrais, uma vez que promovem a eliminação de água pelo organismo.
- Reduza o consumo de hidratos de carbono, particularmente os simples (massas, arroz “branco”, batata inglesa, pão “branco” e açúcar refinado), pois aumentam a produção de insulina e consequentemente a reabsorção de água a nível renal.
- Pratique mais atividade física, pois melhora a “drenagem” natural do corpo. O nosso sistema linfático depende da contração dos nossos músculos para funcionar com eficiência. – Modere o consumo de álcool
- Evite estar demasiado tempo seguido sentado ou em pé. Faça pequenas paragens ao longo do dia de trabalho e movimente-se.
Em alguns casos, estas medidas podem não resolver o problema, tendo causas bem mais complexas.
Aconselhe-se sempre com um profissional de saúde porque até os chás não são inócuos!