Barriga inchada: como podemos evitar?

A sensação de “barriga inchada” é uma queixa comum sentida habitualmente depois das refeições, acompanhada muitas vezes de dor e desconforto.

A causa principal é a acumulação de gás, tanto pela entrada de ar quando ingerimos alimentos, como pela produção de gases quando os digerimos no intestino, associada muitas vezes a um desequilíbrio da microbiota intestinal (bactérias presentes no intestino).

Para evitar este problema, ficam algumas sugestões:

  1. Coma pequenas porções de cada vez e mastigue bem os alimentos, para evitar engolir ar com a comida.
  2. Tente uma dieta pobre em alimentos fermentáveis (produtores de gases), como o trigo, a cebola, o alho, os brócolos, as couves, o feijão, as maçãs e o leite, por exemplo. Estes são apenas alguns que podem ser reduzidos ou mesmo retirados do seu dia alimentar, se assim se justificar.
  3. Modere a quantidade de alimentos ricos em fibra, pois geram a produção de gases, bem como alimentos ricos em gordura, que atrasam o esvaziamento gástrico com a possibilidade de gerar distensão.
  4. Evite bebidas carbonatadas que contêm gases dissolvidos no líquido. Assim como outros hábitos, tais como mascar pastilhas elásticas, beber por uma palhinha, falar enquanto come ou comer à pressa, contribuem para o agravamento deste problema.
  5. Evite fontes de álcoois, tais como o manitol, xilitol e sorbitol, utilizados como adoçantes, por exemplo em pastilhas elásticas.
  6. Trate a obstipação, caso se aplique, pois exacerba os sintomas de distensão abdominal. Aumentar a actividade física e a ingestão de água ajudam a melhorar a obstipação.
  7. Consuma alimentos ricos em probióticos, por exemplo Kefir, uma vez que ajuda a melhorar e equilibrar a flora intestinal que, por consequência, reduz a produção de gás.
  8. Verifique a existência de alergias ou intolerâncias alimentares que originam a formação de gases, causadores de inchaço. As mais comuns incluem a lactose, frutose, glúten e ovos.

Não esquecer que se o sintoma permanecer é importante consultar um profissional de saúde para despistar outros problemas de maior gravidade.