“Se quer comer saudável, não pode comer pão”. Esta é mais uma das crenças populares que demonizam o pão, devendo-se evitar a todo o custo, ainda mais se pretende perder peso.
Mais uma vez, mas nunca é demais relembrar, não existem alimentos que engordam. Existem sim alimentos que em quantidade excessiva contribuem para o ganho de peso. Isto tanto se aplica para os alimentos com qualidade nutricional como para os sem qualidade nutricional.
Existem no mercado pães que deve evitar pela sua fraca qualidade nutricional, mas se souber escolher um pão nutritivo, é perfeitamente possível incluí-lo no seu dia alimentar, mesmo estando em dieta de restrição calórica.
E como o escolher?
- Procure os que têm uma curta lista de ingredientes. Opte por um pão que apresente apenas 4 ingredientes: farinha água, levedura, sal. Qualquer ingrediente para além desta pequena lista é dispensável.
- Prefira uma farinha integral (Ex: trigo integral, centeio, aveia…). As versões integrais apresentam mais fibra e proteína e menos hidratos de carbono, contribuindo para promover a sua saciedade, além de outros benefícios.
- Opte pelas versões com menos teor de sal, sem gorduras, aditivos ou açúcar adicionado. Já sabe, estes ingredientes são prescindíveis para a sua confecção.
- Esqueça as calorias. Foque-se na qualidade do pão e na quantidade e frequência em que o come. Um pão “saudável” pode ser tão calórico como um “não saudável”, por isso fique mais atento aos ingredientes e menos às calorias.
E não se esqueça, de nada serve escolher um pão saudável, se o recheio colocado for por exemplo manteiga. Seja coerente nas suas escolhas. Opte antes por uns ovos mexidos, queijo fresco, manteiga de amendoim, pasta de abacate…entre tantos outros bons acompanhamentos.